Alimentos para fortalecer a imunidade das crianças.
- Sana Babies
- 20 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

Durante o inverno e as temperaturas baixas nosso organismo é afetado, ocasionando uma queda na imunidade. Este fator facilita, principalmente nas crianças, o desencadeamento de casos de alergia e problemas respiratórios.
As crianças são mais suscetíveis, pois ainda estão em formação e, na escola, o contato com outros amiguinhos gripados acaba sendo inevitável. O que fazer? O poder curativo dos alimentos é um aliado. A natureza cuidou para que pudéssemos obter todos os reforços necessários para a manutenção da saúde.
Nossa dica é rechear o prato dos pequenos com alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunológico.
O poder das frutas cítricas
As frutas cítricas são ricas em vitamina C e antioxidantes evitando a ação dos radicais livres, responsáveis por enfraquecer as células, que deixam o organismo mais propenso à ação de agentes invasores. A maioria dessas frutas têm um percentual significativo de água, o que ajuda na hidratação infantil.
Elas são ricas em fibras, ajudando na digestão e casos de prisão-de-ventre. As frutas cítricas também auxiliam na absorção de ferro, prevenindo casos de anemia.
Exemplos de frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, mexerica (ou tangerina), maracujá, caju, limão, mamão e morango.
As mamães podem inseri-las na alimentação das crianças por meio de sucos, vitaminas e saladas de frutas.
Invista nas sementes
As sementes oleaginosas e leguminosas são ricas em zinco e selênio, tendo um importante papel na defesa do organismo. Elas possuem, também, grande quantidade de vitamina E que auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico.
Exemplos de sementes oleaginosas: castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia,
Exemplos de sementes leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja.
Esses alimentos são ricos em ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados, como o ômega 3, 6 e 9, favorecendo tanto a resposta imunológica, quanto a ação anti-inflamatória do corpo.
Para rechear o cardápio de inverno do seu pequeno com sementes, você pode colocá-las no suco, na sopa, em bolos e moídos em cima da comida.
Verde escuro, a cor para o inverno!
Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula são ricos em ácido fólico e vitamina B9. Esses nutrientes são essenciais na formação dos glóbulos brancos, o "exército" de defesa do nosso organismo.
Você pode usá-los em sucos, cozidos junto com o feijão e depois batidos no liquidificador. Eles também ficam deliciosos em receitas de souflés, que muito agradam as crianças.
Quando usados em sucos junto com frutas ricas em vitamina C (ex.: laranja, limão, acerola) eles potencializam a defesa imunológica do corpo.
Gengibre
O gengibre é uma importante fonte de vitamina C e B6. Ele tem ação bactericida e coopera para o fortalecimento do sistema imunológico, fortalecendo a imunidade do seu pequeno.
Sua ação termogênica é capaz de diminuir inflamações da garganta, recorrentes em episódios de gripes e resfriados das crianças no inverno.
Alho e cebola, parceria perfeita.
Muitos adultos e crianças fazem careta só de ouvir o nome destes alimentos, mas eles são poderosos aliados para a manutenção da saúde. O alho e a cebola possuem uma grande quantidade de antioxidantes, quercetina e rutina, que têm ação anti-inflamatória.
Muito populares na culinária brasileira, estes alimentos são perfeitos quando usados como tempero na comida, sendo imperceptíveis ao paladar infantil.
Mesmo tratando-se de produtos advindos diretamente da natureza, fique atenta à possíveis reações alérgicas com alimentos como castanhas, gengibre e outros.
Lembre-se que exemplo é tudo e quanto mais parecido for o prato dos pequenos, com o dos demais da família, melhor será a aceitação. Invista na aparência das refeições e bom apetite!
Andreia S. Jenkins
Educadora, formada em Literatura pela UFRJ e consultora sobre comportamento infantil e relação mãe-filho.